Blog

Pindas

07/11/2012 13:20

 

 

 

Auto-massagem

23/10/2012 20:42

Blog principal

18/10/2012 18:59

Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.

Massagens Quentes

18/10/2012 14:14

O tempo esfriou? A massagem esquenta!

 

A massagem é boa em qualquer tempo; mas tirar a roupa no frio, “bruuu”...que sacrifício!

Pois é para não tremer mais que as massagens quentes estão ai, prontas para serem usadas.

Explicando do começo, as manobras das massagens irão proporcionar um aumento da circulação sangüínea, limpeza das células, eliminação das toxinas e gás carbônico, melhoria da absorção de nutrientes, melhoria da irrigação sangüínea periférica (hiperemia), auxilia na drenagem linfática e na hidratação da pele. Com tudo isso há um aumento do ritmo do batimento cardíaco e em toda temperatura corporal.

Entretanto, se isso não basta para espantar o frio vamos utilizar algumas técnicas  que com certeza o farão.

Vamos falar da Terapia de Pedras Quentes. Imagine todas as sensações da massagem relaxante adicionada a uma harmonização de chácras através da cristaloterapia e o calor de cristais, pedras vulcânicas ou fluviais espalhadas por partes específicas do corpo como mãos, costas e, sendo usadas em todas as manobras.

Maravilhoso, não é? E tem mais...

A massagem com Pinda Sweda vem da Ayurvédica e utiliza trouxas de ervas e arroz que são imersas em água e óleo aquecidos e utilizadas para massagear todo o corpo.

As ervas podem e devem ser escolhidas por suas propriedades e suas misturas devem ir de encontro ao doshade cada pessoa.

Dosha vem do Sânscrito e significa transgressão, as “forças” do corpo que mais se desequilibram. Eles mostram o perfil de cada individuo através da Medicina Ayurvédica.

Ainda tem mais...

A massagem com Velas ou como é mais conhecida Candle Cream é uma excelente pedida para ser aplicada em uma cabine de massoterapia como também para ser usada pelos eternos namorados.

Candle Cream traz todos os benefícios da massoterapia como o aumento da circulação até mesmo em musculatura paralisada, restaura músculos rígidos, mobiliza tecidos que estão aderidos, alivia dor, proporciona grande relaxamento físico, melhora o bem estar psicológico e com isso afasta o estresse, cansaço e indisposições. Com o calor e uma parafina própria para a pele conseguimos uma espetacular hidratação.

A massagem recebe filetes da parafina própria derretida e derramada sobre a pele trazendo a sensação do calor; além de tudo isso adiciona-se o poder e a beleza da chama acesa da vela.

Todas essas técnicas tem o auxílio do calor que promove relaxamento físico e mental, dilata os poros, hidratam, rejuvenescem e nutrem.

Depois de tudo isso, só posso desejar um ótimo inverno e uma maravilhosa massagem.

 

Cristiana M. C. Cavalcante

 

 

 

 

 

Terapeuta Holística e Esteticista desde 1995.

Tendo atuado junto a Médicos e Cirurgiões Plásticos, Clínicas de Estética Corporal e Facial, Spas, ao hotel Copacabana Palace e ao Instituto de Desenvolvimento das Ciências da Saúde com a coordenação de um curso de Massoterapia, Eventos da área da saúde e docente no SENAC e no Grupo Eventtuare.

 (21) 9679 5340

cristerapia@hotmail.com

Desmistificando a Drenagem Linfática

18/10/2012 14:12

Desmistificando a Drenagem Linfática

 

Primeiramente quero explicar que comecei muito cedo a trabalhar com a Drenagem Linfática Manual, mas foi quando atuei junto a grandes cirurgiões plásticos que pude perceber o incrível tesouro que tinha em minhas mãos.

A Drenagem Linfática para que a observa nada mais é do que uma massagem muito suave e lenta, muito lenta, entretanto existem grandes efeitos fisiológicos, os efeitos psicológicos e muitos mitos.

Para sermos bem claros: se apertar uma pessoa a fizesse emagrecer, todos seriam muito magros e bastava uma prensa para apertar e “espremer” toda a gordura.

Fazer a massagem não é o que emagrece.

Não faz urinar gordura.

Não deixa ninguém cheio de hematomas e dolorido.

Não é bicho de sete cabeças e também não é permitido a qualquer pessoa que a deseje.

Começando bem do princípio precisamos entender que o sistema linfático serve para proteção e limpeza do nosso corpo. De forma bem informal poderíamos afirmar que esse sistema seria a polícia do nosso corpo fazendo também o trabalho de coleta de lixo.

O sistema linfático é composto por vários gânglios linfáticos e uma enorme rede de vasos que fazem toda a conexão. Esses vasos recebem todo o líquido do interstício (líquido que está entre os tecidos) e os devolve ao sangue e fazem um importante papel nas funções imunológicas e absorção de lipídeos.

Ao fluido que circula  dentro desses vasos damos o nome de Linfa e é nela que circulam células mortas que são retiradas do interstício, organismos patogênicos que conseguem entrar em nosso corpo e até as células malignas durante o desenvolvimento do câncer.

Quando realizamos uma massagem drenante  como é o caso de nossa  conhecida Drenagem Linfática Manual, nós facilitamos a limpeza das células aumentando sua capacidade de trabalho o que chamamos de aumento do metabolismo celular, filtramos com maior intensidade em nossos gânglios todas as impurezas e organelas que poder ser prejudiciais ao ser humano como por exemplo, bactérias e vírus e é no gânglio onde “residem” os linfócitos que podemos associar aos soldados que irão fagocitar, partilhar, quebrar essas partículas e assim combatidas não terão a capacidade de gerar uma inflamação ou doença em nosso corpo.

Utilizando-se desses recursos a drenagem irá auxiliar em uma melhora na oxigenação celular, aumentar o potencial reparador seja pela necessidade gerada por alguma patologia, uma cicatriz de um corte ou mesmo uma lipoaspiração. Até a lipodistrofia ginóide (famosa celulite) é atenuada e, mais que isso, com uma boa alimentação o metabolismo atuando de forma rápida e uma boa limpeza e eliminação de toxinas é muito claro que o emagrecimento se dê de forma rápida.

As indicações são inúmeras e vão desde a vontade de se sentir bem com o relaxamento profundo gerado pela massagem até em necessidades de tratamento para linfedemas. Como um dos efeitos é o aumento da circulação sangüínea e a diminuição dos edemas é uma técnica excelente para ser aplicada em mulheres grávidas onde a compressão dos vasos, o aumento de pesos e modificação postural facilitam os edemas de membros inferiores.

Como vimos anteriormente existem casos onde a Drenagem é contra-indicada para isso, basta utilizarmos o bom senso e entendermos que estamos carregando algo por todo o nosso organismo, aumentando a circulação e a eliminação de toxinas; logo vemos que em casos de câncer, trombose, insuficiência renal grave, flebites não podemos fazer a massagem.

Preciso afirmar que muito mais se tem a saber sobre esse fascinante assunto, contudo espero ter me feito entender que a Drenagem Linfática é sim uma delícia de aplicar e receber, que ela tem inúmeros motivos para a escolhermos e sobre tudo que ela já faz muito bem, mas falta um pouquinho para realizar milagres.

 

Cristiana Cavalcante

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.