Desmistificando a Drenagem Linfática

18/10/2012 14:12

Desmistificando a Drenagem Linfática

 

Primeiramente quero explicar que comecei muito cedo a trabalhar com a Drenagem Linfática Manual, mas foi quando atuei junto a grandes cirurgiões plásticos que pude perceber o incrível tesouro que tinha em minhas mãos.

A Drenagem Linfática para que a observa nada mais é do que uma massagem muito suave e lenta, muito lenta, entretanto existem grandes efeitos fisiológicos, os efeitos psicológicos e muitos mitos.

Para sermos bem claros: se apertar uma pessoa a fizesse emagrecer, todos seriam muito magros e bastava uma prensa para apertar e “espremer” toda a gordura.

Fazer a massagem não é o que emagrece.

Não faz urinar gordura.

Não deixa ninguém cheio de hematomas e dolorido.

Não é bicho de sete cabeças e também não é permitido a qualquer pessoa que a deseje.

Começando bem do princípio precisamos entender que o sistema linfático serve para proteção e limpeza do nosso corpo. De forma bem informal poderíamos afirmar que esse sistema seria a polícia do nosso corpo fazendo também o trabalho de coleta de lixo.

O sistema linfático é composto por vários gânglios linfáticos e uma enorme rede de vasos que fazem toda a conexão. Esses vasos recebem todo o líquido do interstício (líquido que está entre os tecidos) e os devolve ao sangue e fazem um importante papel nas funções imunológicas e absorção de lipídeos.

Ao fluido que circula  dentro desses vasos damos o nome de Linfa e é nela que circulam células mortas que são retiradas do interstício, organismos patogênicos que conseguem entrar em nosso corpo e até as células malignas durante o desenvolvimento do câncer.

Quando realizamos uma massagem drenante  como é o caso de nossa  conhecida Drenagem Linfática Manual, nós facilitamos a limpeza das células aumentando sua capacidade de trabalho o que chamamos de aumento do metabolismo celular, filtramos com maior intensidade em nossos gânglios todas as impurezas e organelas que poder ser prejudiciais ao ser humano como por exemplo, bactérias e vírus e é no gânglio onde “residem” os linfócitos que podemos associar aos soldados que irão fagocitar, partilhar, quebrar essas partículas e assim combatidas não terão a capacidade de gerar uma inflamação ou doença em nosso corpo.

Utilizando-se desses recursos a drenagem irá auxiliar em uma melhora na oxigenação celular, aumentar o potencial reparador seja pela necessidade gerada por alguma patologia, uma cicatriz de um corte ou mesmo uma lipoaspiração. Até a lipodistrofia ginóide (famosa celulite) é atenuada e, mais que isso, com uma boa alimentação o metabolismo atuando de forma rápida e uma boa limpeza e eliminação de toxinas é muito claro que o emagrecimento se dê de forma rápida.

As indicações são inúmeras e vão desde a vontade de se sentir bem com o relaxamento profundo gerado pela massagem até em necessidades de tratamento para linfedemas. Como um dos efeitos é o aumento da circulação sangüínea e a diminuição dos edemas é uma técnica excelente para ser aplicada em mulheres grávidas onde a compressão dos vasos, o aumento de pesos e modificação postural facilitam os edemas de membros inferiores.

Como vimos anteriormente existem casos onde a Drenagem é contra-indicada para isso, basta utilizarmos o bom senso e entendermos que estamos carregando algo por todo o nosso organismo, aumentando a circulação e a eliminação de toxinas; logo vemos que em casos de câncer, trombose, insuficiência renal grave, flebites não podemos fazer a massagem.

Preciso afirmar que muito mais se tem a saber sobre esse fascinante assunto, contudo espero ter me feito entender que a Drenagem Linfática é sim uma delícia de aplicar e receber, que ela tem inúmeros motivos para a escolhermos e sobre tudo que ela já faz muito bem, mas falta um pouquinho para realizar milagres.

 

Cristiana Cavalcante